FAQS

Perguntas direcionadas para o PACIENTE

1 - Onde encontro as lentes Gás Permeáveis Mediphacos?

As lentes de contato GP fabricadas pela Mediphacos são fornecidas exclusivamente pelo oftalmologista especialista em adaptações de lentes de contato. consulte seu oftalmologista para saber qual o modelo e desenho mais indicado para o seu caso.

2 - As lentes de contato Gás Permeáveis tem indicação para todas as ametropias (miopia, astigmatismo e hipermetropia)?

Sim, as lentes GP podem ser indicadas para todas as ametropias.

3 - Qual a diferença entre as lentes gelatinosas, Gás Permeáveis e as Esclerais?

As lentes Gás Permeáveis além de corrigirem as ametropias também oferecem melhor qualidade de visão e são mais saudáveis para os olhos humanos por serem mais resistentes ao acumulo de proteínas, lipídios e sujidades provenientes da lágrima.

As lentes gelatinosas, por terem menos movimento são mais confortáveis que as lentes Gás Permeáveis, mas se não forem adaptadas corretamente podem causar desconforto e risco de danos à córnea se utilizadas de forma inadequada. As lentes gelatinosas tem limitação de correção de altos graus de miopia e também de astigmatismo e em casos mais complexos como ceratocone seu uso é contra indicado.

As lentes esclerais são confeccionadas em material Gás Permeável de alta permeabilidade ao oxigênio (permite que a córnea “respire melhor”) e tem um diâmetro grande com apoio somente na esclera (parte branca do olho) onde temos menos terminações nervosas, por isso, apesar de ser uma lente Gás Permeável oferece um conforto superior as lentes gelatinosas. As lentes esclerais tem indicações para diversos tipos de ametropias e também para córneas muito irregulares.

4 - Qual o tempo de vida útil de uma lente de contato?

As lentes de contato gelatinosas variam desde as que tem descarte diário até as de reposição anual, cada modelo e fabricante tem as indicações específicas.

As lentes Gás Permeáveis tem vida útil de no pelo menos 12 meses, após esse tempo o seu oftalmologista deve ser consultado para uma avaliação criteriosa da lente para saber se ela ainda está em condições de uso ou não (durante o período podem ocorrer pequenas avarias que alteram o conforto, pode ser necessário alteração de grau, etc…). Somente seu oftalmologista poderá lhe dizer se a continuidade do uso da sua lente é seguro.

5 - Existe algum risco com o uso de lentes de contato Gás Permeáveis?

Sim. As lentes de contato, Gás Permeáveis e também as gelatinosas são dispositivos que tem a finalidade de correção das ametropias, regularizando a visão do paciente. Esses dispositivos são adaptados em cima da córnea que é uma estrutura ocular extremamente sensível. SE as lentes forem adaptadas corretamente e o paciente tiver um acompanhamento frequente com seu oftalmologista os riscos são mínimos. Mas caso as lentes não forem adaptadas e/ou utilizadas corretamente, se as instruções de limpeza e assepsia não forem seguidas corretamente, os riscos aumentam significativamente. Portanto a dica é: Procure um profissional oftalmologista para fazer a adaptação da sua lente de contato e siga corretamente as instruções de uso.

6 - Posso comprar minhas lentes de contato diretamente com a Mediphacos?

Não. As lentes de contato, mesmo quando o paciente já é usuário antigo, devem ser adquiridas com o oftalmologista especialista em lentes de contato.

7 - Qual o produto indicado para limpeza e conservação das lentes de contato Gás Permeáveis?

Existem no mercado várias opções de soluções para limpeza, desinfecção e conservação das lentes de contato Gás Permeáveis. Desde que a embalagem do produto tenha a indicação de que seu uso é para lentes Gás Permeáveis você pode optar pelo produto que for mais conveniente para você. Existem também as soluções multiuso, que são muito eficientes e tem a vantagem de que podem ser usadas tanto para limpeza quanto para guardar as lentes.

8 - Posso dormir como as lentes Gás Permeáveis?

A córnea humana tem a necessidade de “respirar” durante o sono essa função fica mais comprometida devido ao fechamento das pálpebras. Quando se tem uma lente de contato por sobre a córnea a oxigenação fica comprometida, outro ponto que deve ser levado em consideração é que o usuário pode perder as lentes durante o sono. Por isso o uso de lentes de contato Gás Permeáveis durante o sono é contra indicado.

9 - Posso praticar esportes usando lentes de contato?

Sim. Porém deve-se ter um cuidado dependendo do modelo de lente utilizado e esporte praticado. Por exemplo:  Para usuários de lentes Gás Permeáveis corneanas, em ambientes com poeira deve-se utilizar um óculos de proteção para evitar a entrada de fragmentos no olho. Para natação, recomenda-se o uso de óculos para natação, a fim de evitar a perda das lentes e o contato dessas com o cloro da piscina.

10 - É possível utilizar lentes de contato depois de ter realizado uma cirurgia em meus olhos?

Sim. independente da cirurgia é possível utilizar uma lente de contato, para correção do grau, ou para efeito estético. Procure seu oftalmologista para que ele possa lhe indicar o melhor modelo de desenho que vai se adaptar melhor ao seu olho.

11 - Tenho ceratocone, já tentei usar lentes de contato sem sucesso. Qual a melhor lente para o meu caso?

O ceratocone é uma doença que causa uma protusão na córnea que faz com que ela fique muito irregular. Por isso a adaptação de uma lente de contato é bem mais complexa que em córneas regulares. A Mediphacos possui um portfólio completo de lentes especiais para ceratocone e córneas irregulares que permitem adaptações em praticamente todos os casos. Procure seu oftalmologista para que ele possa identificar qual o modelo mais indicado para o seu caso.

12 - Sou usuário de lentes Mediphacos, mas mudei de estado. Consigo comprar as lentes Mediphacos em minha cidade atual?

Sim. A Mediphacos atende a todo o Brasil e vários médicos oftalmologistas trabalham com nossos produtos. Pergunte ao oftalmologista em sua cidade atual se ele trabalha com a lentes Mediphacos.

13 - Contrai uma conjuntivite. Posso continuar o uso de minhas lentes de contato Gás Permeáveis?

Não. A indicação é interromper o uso de lentes de contato imediatamente e procurar um oftalmologista.

14 - Posso enxaguar minhas lentes de contato Gás Permeáveis em água corrente?

Não. As lentes de contato Gás Permeáveis devem ser lavadas com solução de limpeza especificas para lentes de contato Gás Permeáveis e enxaguadas em solução fisiológica. O enxague das lentes de contato em agua corrente espoe o paciente a contaminação por acantamoeba.
Dicas importantes:
  • Utilize sempre soluções de limpeza especificas para lentes Gás Permeáveis;
  • Verifique sempre a validade dos produtos utilizados na limpeza de suas lentes;
  • Faça a assepsia do estojo periodicamente.

15 - Tenho o lho seco, existe alguma lente que posso utilizar?

Sim. As lentes esclerais tem indicação para pacientes com olho seco.

BLOG

ARTIGOS, NOTÍCIAS E EVENTOS

Mediphacos recebe prêmios nacionais pelo seu trabalho em inovação

A visão é nosso principal contato com o mundo externo e precisa de c...

Saúde Ocular: dicas para os cuidados com a nossa visão

A visão é nosso principal contato com o mundo externo e precisa de c...

Kerarings in the Clinic

Confira o artigo sobre o KERARING, anel intraestromal da MEDIPHACOS, e...

Aplicação de células-tronco derivadas de adipose no portador de lente de contato

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito terapêutico de células-...